Educação Municipal cria Laboratório de atividades educativas

Educação Municipal cria Laboratório de atividades educativas

Objetivo é mudar perspectiva de atendimento às crianças dos CERs por meio de projeto inédito no Brasil

A Secretaria Municipal da Educação, por meio da equipe técnica do projeto de formação continuada “Cresça e Apareça”, criou o Laboratório Pedagógico da Educação Infantil (LAPEI) para o estudo e elaboração de atividades educacionais com as crianças de até cinco anos atendidas nos Centros de Educação e Recreação (CERs/creches) da Prefeitura de Araraquara.
De acordo com a professora Eliza Maria Barbosa, doutora em Educação pela UNESP, que assessora o “Cresça e Apareça”, a finalidade principal do projeto, pioneiro no Brasil, é desenvolver atividades que articulem adequadamente o conteúdo, a metodologia e os objetivos do ensino às crianças, considerando as peculiaridades de cada faixa etária.
“O ser humano pode iniciar o processo de aprendizagem ainda bebê, desde que tenha a intervenção de um educador devidamente orientado para ministrar atividades dirigidas especialmente para este fim. Por isso, as atividades elaboradas pelo LAPEI são consideradas essenciais e devem ser desenvolvidas por todos os educadores da rede municipal, garantindo assim que a rede tenha um mesmo ponto de partida teórico-metodológico em qualquer escola”, explica Eliza.
Segundo a secretária municipal da Educação, Arary Ferreira, o projeto visa valorizar as boas práticas educacionais dos profissionais e, concomitantemente, produzir outras atividades pedagógicas que tenham como princípio as mediações intencionais dos educadores para com as crianças na escola.
PROJETO – O projeto “Cresça e Apareça” foi implantado no início deste ano, mas foi concebido em 2006, quando a professora Eliza realizou sua pesquisa de doutorado junto à equipe dos CERs da Prefeitura.
O Laboratório Pedagógico de Práticas para Educação Infantil – LAPEI, é composto por profissionais de diferentes áreas de atuação dos Centros de Educação e Recreação (CERs), que elaboram criteriosamente, a partir dos estudos teóricos, as atividades que a equipe da escola vai desenvolver junto as crianças.

Deixe seu comentário: